sábado, 20 de junho de 2009

A difícil arte de conviver!


Conviver, vivenciar fatos, não é fácil, trabalhar com pessoas de diferentes raças, credos, opiniões, é menos ainda, mas entender o que acontece, saber ouvir, é o principal. Como dizia Paulo Freire, "Ninguém sabe tudo, a gente aprende com os outros". O ser humano só sobrevive ou existe em função da inter-relação com o outro. Desde o nascimento o homem convive com diferentes grupos. Tudo se inicia com a família, tios avôs, primos, construindo sua identidade individual. A partir daí, com seu crescimento ele começa a frequentar creches, escolas, a universidade. Ao se tornar adulto o homem forma novos grupos sociais, no trabalho, em associações e constitui uma nova família, enfim, as pessoas estão sempre convivendo em grupos.

Como somos diferentes, temos costumes, hábitos, culturas diferentes. Ás vezes é preciso estabelecer regras para que todos possamos viver bem, sendo essas regras fundamentais para que um trabalho em grupo dê certo. Uma crescente parte do trabalho das empresas e instituições não é mais realizada individualmente, com uma pessoa trabalhando sozinha até completar as tarefas, o trabalho é cada vez mais realizado colaborativamente. Porém existem alguns fatores que podem atrapalhar este trabalho em grupo, um dos principais é a discriminação. Seja ela por motivos de raça e cor ou por religião.

Discriminar, por lei, é crime. E, atualmente as empresas estão fazendo o possível para lidar com as diferenças. Aparência, credo ou opinião não é tudo, antes de qualquer julgamento pessoal, devemos conhecer o que a pessoa tem de melhor. Afinal, em qualquer lugar que estejamos, iremos conviver com pessoas diferentes e temos a obrigação de aceitá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A parceria entre empresas agrupa pessoas com diferentes características, culturas e valores. Submetendo as empresas envolvidas a um novo desafio: a gestão de multiculturalidade organizacional.

Você acredita que dependendo da região o assunto ''diferenças culturais'' são abordados de formas iguais?

O QUE UMA EMPRESA DEVERIA FAZER EM RELAÇÃO AS DIFERENÇAS CULTURAIS RELIGIOSAS?

Você acredita que hoje ainda há preconceito dentro das empresas em relação as diferenças culturais ?

A diferença cultural entre os negociadores pode gerar conflitos?

Livros Indicados.

Livros Indicados.
Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Praticas Pedagogicas.

Cultura e empresas

FILMES

FILMES
Crash - No Limite

Casamento Grego

Seguidores